AMOSTRA
Medula óssea. Um ou mais esfregaços. Manter em temperatura ambiente.
 
ATENDIMENTO
Amostras colhidas pelo médico assistente podem ser recebidas durante o horário comercial.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
A coleta pode ser realizada pelo médico assistente ou por um de nossos médicos hematologistas mediante agendamento prévio. Utilizar o mesmo material empregado na coleta de mielograma. Fazer esfregaços.
 
MÉTODO
Reação Citoquímica com a Peroxidase.
 
INTERPRETAÇÃO
A peroxidase é uma enzima lisossômica localizada nos grânulos azurófilos dos neutrófilos e monócitos. Permite a identificação das linhagens mielóides e auxilia no diagnóstico das deficiências de mieloperoxidase. A reação apresenta-se positiva em neutrófilos, eosinófilos, basófilos e seus precursores, sendo a sua intensidade diretamente proporcional à maturidade celular. Mieloblastos imaturos podem apresentar ausência ou apenas raros grânulos em alguns blastos. Portanto, a reação negativa não exclui linhagem milóide imatura. Neste caso a alternativa é o uso da citometria de fluxo que possibilita um diagnóstico mais preciso.
 
A demonstração da atividade da mieloperoxidase é útil para estabelecer o diagnóstico de LMA.
 
As células Peroxidade positiva (+) apresentam grânulos dourados.A coloração mais evidente ocorre nos eosinófilos, os monócitos apresentam apenas uma fina "poeira" dourada, já nos neutrófilos os grânulos são nitidamente corados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir