AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela.
 
MÉTODO
Látex aglutinação.
 
VALOR REFERENCIAL
Não reagente.
 
INTERPRETAÇÃO
Teste útil no diagnóstico de infecção pelo Cryptococcus neoformans.
 
Teste util no diagnostico e prognostico da infeccao criptococica. Altos titulos de antigeno geralmente se correlacionam com gravidade e, da mesma maneira, diminuicao do titulo de antigeno corresponde a bom prognostico. Reacoes falso-positivas podem ocorrer na presenca de fator reumatoide, doencas causadas por Trichosporon beigelii e bacilos gram-negativos.
 
A doenca criptococose atinge primariamente os pacientes com imunodeficiencia das celulas T, em especial, portadores de SIDA e neoplasias. O criptococos eh uma levedura encapsulada. Sua infeccao inicia-se com infeccao pulmonar, sendo assintomatica e totalmente resolvida em imunocompetentes. Em imunodeprimidos, a infeccao espalha- se por pulmoes, ossos, rins, figado, pele, e em especial no sistema nervoso centra. O exame microscopico direto permite diagnostico rapido do criptococos no liquor (meningites) e outros materiais (escarro, lavado bronquico, lavado broncoalveolar, etc).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir