AMOSTRA
Urina de 24 horas sem conservante. Coletar toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Soro, 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta de urina de 24 horas.
 
COLETA
Urina:  Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
Soro: Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador. Tampa amarela.
 
MÉTODO
Enzimático.
 
VALOR REFERENCIAL
82,0 - 95,0%.
 
INTERPRETAÇÃO
O fósforo é normalmente filtrado no glomérulo e reabsovido no túbulo proximal e somente 10 a 20% da carga filtrada é excretada. Perda excessiva de fosfato ocorre em doenças do túbulo proximal tais como Síndrome de Fanconi, Hiperparatiroidismo primário ou secundário. No hipoparatiroidismo ocorre fenômeno inverso. Na insuficiência renal ocorre aumento da excreção do fosfato em relação à creatinina e compromete a resultado da prova. A reabsoção tubular de fósforo reflete o papel do paratormônio (PTH) na regulação do clearence renal do fósforo. Entretanto, esta prova não substitui a determinação direta do PTH.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir