Você está em:
Exames
CHLAMYDIA PNEUMONIAE PCR QUALITATIVO DIVERSOS
AMOSTRA
Escarro, fragmento de tecido, lavado broncoalveolar, líquido pleural, secreáão de nasofaringe e secreção de orofaringe.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Escarro: Escarro colhido em frasco estéril, sem conservante ou fixador. Volume: 3,0 ml. Colher de preferência pela manhã quando o material geralmente é mais abundante. Lavar a boca com água fazendo bochechos e gargarejos. Fazer tres inspirações profundas, tossir e colher escarro profundo, proveniente dos brônquios. Recolher a amostra diretamente no frasco estéril sem conservante. Saliva não serve para este exame. Enviar ao laboratório. Entregar no laboratório no prazo máximo de duas horas. O material pode ser refrigerado por algumas horas, caso não seja possível manter o prazo de entrega.
Fragmento de tecido: Fragmento de tecido obtido por biópsia, geralmente biópsia pleural ou pulmonar. 250 mg (0,25g). Sem conservante. Congelar imediatamente após a coleta. Não adicionar formol.Amostra colhida pelo médico especialista. Colocar o fragmento de tecido em um frasco estéril, sem conservante e congelar imediatamente. Não adicionar formol. Transportar em gelo seco.
Lavado broncoalveolar: Lavado broncoalveolar. 3,0 ml. Frasco estéril. Refrigerar.Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
Líquido pleural: Líquido pleural. 5,0 ml. Frasco estéril. Refrigerar. Amostra colhida pelo médico assistente.
Secreção de nasofaringe: Inserir um swab estéril cuidadosamente através das narinas, o mais profundamente possível e friccionar as paredes da nasofaringe com movimentos rotatórios no para a obtenção de células. Remover o swab e introduzí-lo em um frasco contendo 1,0 ml de soro fisiológico estéril. Movimentar o swab dentro do soro fisiológico para obter uma suspensão de células da nasofaringe. Eviar imediatamente ao laboratório. Na seção técnica refrigerar e manter refrigerado até a realização do exame.
Secreção de orofaringe: Secreção de orofaringe. Necessita Kit de coleta especial para PCR contendo swab e meio de transporte (Amplicor Roche). Inserir um swab estéril cuidadosamente na orofaringe, o mais profundamente possível e friccionar as paredes da mesma com movimentos rotatórios no para a obtenção de células. Remover o swab e introduzí-lo no frasco do Kit de coleta PCR Amplicor Roche contendo 1,0 ml de meio de transporte líquido. Movimentar o swab dentro do frasco com o meio de transporte durante 15 segundos para obter uma suspensão de células da orofaringe. Pressionar o swab contra a parede interna do tubo para remover o excesso de líquido. Retirar o swab e desprezar. Tampar o frasco e enviar imediatamente ao laboratório. Na seção técnica refrigerar e manter refrigerado até a realização do exame.
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase - PCR.
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil para estabelecer a Chlamydia pneumoniae como agente etiológico de pneumonia atípica. A apresentação mais comum é de um infiltrado intersticial localizado ou difuso. O curso pode ser arrastado com boa evolução ou fulminante, evoluindo com insuficiência respiratória. Testes sorológicos auxiliam no diagnostico de forma retrospectiva. A cultura apresenta baixa sensibilidade. A PCR é um teste rápido, com sensibilidade de 82,5% e especificidade de 99%. O exame pode ser realizado nos seguintes tipos de amostras: Secreção de orofaringe, secreção de nasofaringe, escarro, lavado broncoalveolar, líquido pleural e biópsia pulmonar.