AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do anti-convulsivante que contenha Lamotrigina em sua fórmula (Lamictal e outros).
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
 
MÉTODO
Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
2,0 - 4,0 mcg⁄ml.
 
INTERPRETAÇÃO
A lamotrigina é um medicamento usado no tratamento de epilepsias refratárias. A valiação da concentração sanguínea é útil no acompanhamento de pacientes auxiliando no estabelecimento da dosagem adequada e evitando a toxicidade. A meia-vida da lamotrigina é de 30 horas, mas pode ser reduzida a metade pelo uso simultâneo de fenitoína ou carbamazepina, e duplicada com o uso associado de valproato. A adição de lamotrigina ao esquema terapêutico causa pouca alteração nos níveis de outros anti-convulsivantes. O uso associado de clorpropamida, flecainida e metaqualona interfere com a acurácia da análise laboratorial.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir