AMOSTRA
Soro. 2,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do anti-consulsivante que contenha Oxcarbazepina em sua fórmula (Trileptal e outros).
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum alimentar desejável de 4 horas.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
 
MÉTODO
Cromatografia liquida de alta performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
15,0 - 35,0 ug⁄mL
 
INTERPRETAÇÃO
A Oxcarbazepina é um anticonvulsivante derivado da carbamazepina. É utilizada no tratamento de epilepsia, neuralgia do trigêmeo, doenças psico-afetivas e espasticidade. Apresenta meia-vida de 2h, sendo que seu metabólito ativo 10-monohidroximetabólito tem meia-vida de 9h. Sua dosagem é útil para monitorização dos níveis terapêuticos e toxicidade. Concentrações estáveis ocorrem após 2 a 3 dias de uso, estando 40% da droga ligada às proteínas plasmáticas. Apresenta eliminação principalmente renal. A oxcarbazepina pode aumentar os níveis de fenobarbital, fenitoína e diminuir os níveis de anticoncepcionais orais e lamotrigina. A carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, ácido valpróico e o verapamil podem reduzir os níveis de oxcarbazepina e seus metabólitos.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir