Você está em:
Exames
PROTEINURIA DE 24 HORAS
AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
MÉTODO
Colorimétrico.
VALOR REFERENCIAL
<= 0,20 g⁄24h.
INTERPRETAÇÃO
As principais causas patológicas da proteinúria, sâo a lesâo da membrana glomerular, distúrbios que afetam a reabsorção tubular das proteínas filtradas e aumento dos níveis séricos de proteínas de baixo peso molecular. Quando a membrana glomerular está comprometida, a filtração seletiva fica prejudicada e grande quantidade de albumina sérica e globulina passam através dessa membrana e são excretadas na urina. As condições que mais afetam a membrana glomerular são o contato com substãncia anormais, como o material amilóide, agentes tóxicos e complexos imunes encontrados no lúpus eritematoso e na glomerulonefrite estreptocócica.