Você está em:
Exames
MACONHA, THC, PESQUISA
AMOSTRA
Urina. 10 ml. A amostra deve ser colhida no laboratório. Em caso de menores ou incapazes a amostra pode ser colhida em casa, sob supervisão do responsável legal.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Identificar o cliente com documento de identidade contendo foto. Assinar autorização para realização do exame em formulário próprio. Em caso de menores ou incapazes a autorização deve ser assinado pelo pai, mãe ou tutor legal.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
VALOR DE REFERENCIAL
Negativo.
MÉTODO
Imunocromatográfico.
INTERPRETAÇÃO
O tetrahidrocanabinol (THC) é o ingrediente ativo primário dos canabinóides. Quando ingerido ou fumado, ele produz efeitos eufóricos. Os usuários têm um dano de curto prazo na memória e o seu uso retarda a aprendizagem, pode causar também confusão, ansiedade ou mesmo um delírio tóxico. O efeito máximo ao fumar o THC ocorre em 20-30 minutos e a duração é de 90-120 minutos após um cigarros. Este exame detecta a presença do ácido 11-nor-delta-9-THC-9-carboxílico, principal metabólito do THC. A sensibilidade do método é de 50 ng⁄ml. O tempo em que a urina permanecerá positiva após o uso da droga depende de vários fatores tais como o tipo de usuário (pesado⁄crônico ou ocasional⁄agudo), o tipo de droga e dose utilizada e fatores individuais (condições físicas, idade, alimentação e quantidade de líquido ingerido). A maconha é habitualmente detectada na urina até 3 dias após o uso ocasional e até 4 semanas após a última dose em usuários crônicos.