Você está em:
Exames
AMP CICLICO URINARIO 2H JEJUM
AMOSTRA
Urina recente colhida em frasco limpo e seco, sem conservante. Coletar toda a diurese de duas horas em jejum.
No laboratório, acidificar ao pH 4,0 a 4,5 com algumas gotas de Ácido Clorídrico a 50% e refrigerar até a realização do exame.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum de 8 a 14 horas.
COLETA
Esvaziar a bexiga e marcar a hora. Permanecer de repouso durante duas horas. Esvaziar novamente a bexiga, recolhendo toda a urina acumulada no período de duas horas.
MÉTODO
Radioimunoensaio.
VALOR REFERENCIAL
1,5 - 6,0 nmol⁄mg de creatinina.
INTERPRETAÇÃO
É útil no diagnóstico diferencial do hiperparatireoidismo, quando há aumento do AMP cíclico sérico. Auxilia no diagnóstico de hipercalciúria e hipercalcemia. A fração nefrogênica do AMP cíclico é útil na monitorização da osteosporose com ingestão terapêutica de cálcio. Aproximadamente 50% do AMP cíclico (cAMP) urinário provêm da ação do PTH nos túbulos. O AMPc funciona como o segundo mensageiro pós-ativação do receptor tubular de PTH.
Pseudohipoparatireoidismo é o nome de um grupo de desordens caracterizadas por níveis elevados ou normais de PTH, resistência à ação do PTH e hipocalcemia. A confirmação bioquímica do pseudohipoparatireoidismo envolve a resposta do cAMP ao PTH sintético intravenoso. Nos pacientes com hiperparatireoidismo primário a dosagem do PTH é mais específica. Resultados falso-positivos podem ocorrer pela presença de moléculas circulantes que estimulam o receptor de PTH.