Você está em:
Exames
CARBAMAZEPINA
AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do anti-consulsivante que contenha o Carbamazepina em sua fórmula (Tegretol, Tegretard, Furosix e outros).
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
MÉTODO
Imunoensaio por fluorescência polarizada.
VALOR REFERENCIAL
Níveis Terapêuticos
4,0 - 10,0 mcg⁄mL.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no seguimente de pacientes epiléticos com crises mal controladas ou mostrando sinais de intoxicação. O nível máximo sanguíneo é atingido em torno de 6 horas após a ingestão do medicamento, mas pode variar de 2 a 12 horas. Toxicidade pode ocorrer com níveis menores, se o paciente estiver tomando fenobarbitol. Depressão medular e rash cutâneo não estão relacionados com nível sérico. A carbamazepina apresenta-se 70 a 80% ligada a proteínas; por isso, hipoalbuminemia tende a aumentar o percentual da fração livre da droga. Ë indutor enzimático hepático e sua meia -vida também diminui durante o uso de outros indutores enzimáticos, como fenobarbital, fenitoina e primidona.