Você está em:
Exames
CULTURA DE SECREÇÃO TRAQUEAL E LAVADO BRONQUICO
AMOSTRA
Lavado bronco-alveolar, escovado brônquico e aspirado traqueal colhidos pelo médico assistente durante a broncoscopia e transferido para frasco estéril. Volume ideal 30 ml. O tempo do transporte da amostra é essencial, devendo estar em torno de 30 minutos, sendo o máximo aceitável de 1 a 2 horas.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
PREPARO DO PACIENTE
A critério do médico assistente que realizará a coleta da amostra.
COLETA
Este procedimento deve ser realizado por equipe médica especializada. O material deverá ser obtido antes das biópsias. Colher as alíquotas em recipientes distintos:
· A primeira alíquota deverá ser colocada em frasco identificado como primeira amostra
(utilizada para esfregaços microbiológicos).
· Todas as outras amostras poderão ser coletadas em um único frasco estéril (POOL). Somente esta amostra deverá ser utilizada para a cultura quantitativa, evitando falsas contagens.
O tempo do transporte da amostra é essencial, devendo estar em torno de 30 minutos, sendo o máximo aceitável de 1 a 2 horas.
MÉTODO
Cultura quantitativa.
VALORES REFERENCIAIS
<= 1.000 UFC⁄ml Escovado brônquico
<= 10.000 UFC⁄ml Lavado broncoalveolar
<= 1.000.000 UFC⁄ml Aspirado traqueal
<= 10.000 UFC⁄ml Lavado broncoalveolar
<= 1.000.000 UFC⁄ml Aspirado traqueal
INTERPRETAÇÃO
Utilizado para o diagnóstico etiológico das pneumonias associadas a ventilação mecânica e em paciente imunodeprimidos, sendo considerado o método mais fidedigno para investigação microbiológica do trato respiratório inferior. Os agentes etiológicos da pneumonia estão geralmente presentes em altas concentrações nas secreções pulmonares.