AMOSTRA
Soro. 2,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. NTO: Centrifguar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Imunofluorescência indireta.
 
VALOR REFERENCIAL
Não reagente.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico da artrite reumatóide. É mais específico que o fator reumatóide. A profilagrina e a filagrina são antígenos presentes em alguns tipos de epitélios queratinizados, como mucosa oral humana e mucosa do esôfago de rato.  Uma das formas de detectar e identificar esses auto-anticorpos é o teste de imunofluorescência indireta utilizando esses substratos. O anticorpo antifator perinuclear (APF) e o anticorpo antiestrato córneo de esôfago de rato, detectados pela técnica de imunofluorescência indireta, equivalem a anticorpos antiprofilagrina⁄filagrina. O APF tem sensibilidade de 70% e especificidade de 90%. O anticorpo antiestrato córneo de esôfago de rato apresenta 46% de sensibilidade e 97% de especificidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir