AMOSTRA
Sangue com anticoagulante EDTA. 5,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamento em uso (Prograf), dosagem, data e hora da última tomada.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA, rolha roxa. Manter a amostra sob refrigeração, sem contato direto com o gelo, até a realização do exame. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 60 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
 
MÉTODO
Imunoenzimático.
 
VALORES REFERENCIAIS
10,0 a 20,0 ng⁄mL: Fase de indução.
3,0 a 10,0 ng⁄mL: Fase de manutenção.
 
INTERPRETAÇÃO
O tacrolimus (FK506, Prograf) é um antibiótico macrolídeo com propriedades imunossupressoras. É utilizado para prevenir e tratar a rejeição de transplantes alogênicos. Inibe a formação de linfócitos citotóxicos, que são as células responsáveis pelo processo de rejeição. Impede a expressão de genes que são responsáveis pela produção de linfocinas citotóxicas e, com isto, impede a ativação de células T e a proliferação de células B dependentes de linfócitos T-helper. É utilizado após transplante de fígado, rim, coração, ilhotas pancreáticas e pulmão. O pico sangüíneo é atingido após de 1 a 3 horas da administração da droga e a absorção se dá ao longo de várias horas após o uso oral. Sua meia vida é de cerca de 12 horas e níveis estáveis são atingidos após 3 dias de uso. A metabolização é hepática. Doses elevadas de tacrolimos podem desenvolver nefrotoxicidade e neurotoxicidade. A concentração de tacrolimus no sangue é útil para o ajuste de doses visando a obtenção de imunossupressão ótima com mínima toxicidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir