Você está em:
Exames
TOXOPLASMOSE PCR QUALITATIVO DIVERSOS
AMOSTRA
Líquido amniótico, líquor, sangue, sangue de cordão umbilical e fragmento de tecido.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Líquido amniótico: 10,0 ml. Coleta realizada pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração.
Líquor: 1,0 ml. Coleta realizada pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração.
Sangue: Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA, rolha roxa. Manter sob refrigeração.
Sangue de cordão umbilical: Coleta realizada pelo médico especialista. 5,0 ml de sangue de cordão umbilical em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA, rolha roxa. Manter sob refrigeração.
Fragmento de tecido: Amostra colhida pelo médico especialista. 250 mg (0,25g). Colocar o fragmento de tecido em um frasco estéril, sem conservante e congelar imediatamente. Não adicionar formol. Transportar em gelo seco.
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase - PCR.
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico da infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii. O toxoplasma é um parasita intracelular obrigatório e a infecção em indivíduos imunocompetentes é geralmente assintomática e auto-limitada. Na fase aguda o paciente pode apresentar febre, urticária, linfoadenomegalia, hepatoesplenomegalia, rash maculopapular e corioretinite. Neste caso, o diagnóstico é facilmente estabelecido pelos testes sorológicos. A doença pode ser grave quando acomente indivíduos imunodeprimidos. A toxoplasmose em gestantes pode levar a malformações fetais. A PCR está indicada nas seguintes situações: 1. Definir o diagnóstico no paciente imunodeprimido; 2. Na presença de acometimento do sistema nervoso central (SNC); 3. Detectar a presença de acometimento ocular; 4. Estabelecer o diagnóstico de Toxoplasmose congênita: diagnóstico pré-natal e pós-natal. Podem ocorrem reações falso-negativas quando a quantidade de DNA está abaixo do limite de sensibilidade de detecção do método ou na presença de inibidores da PCR na amostra.