AMOSTRA
Plasma com anticoagulante EDTA. 2,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo EDTA-PPT-RB com gel separador, rolha branca. Centrifugar o tubo EDTA-PPT-RB a 3.000 rpm durante 10 minutos para que ocorra a gel-separação. Manter as amostras refrigeradas, sem contato direto com o gelo, até a realização do exame. A coleta deve ser realizada de segunda a sexta-feira até 11:00h. Não colher em véspera de feriados. Estabilidade da amostra: 48 horas.
 
MÉTODO
Reaçäo em cadeia da polimerase - PCR.
 
VALOR REFERENCIAL
Ausência de RNA-HCV.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil para determinar a carga viral para avaliação da resposta terapêutica e acompanhamento do paciente infectado pelo vírus da hepatite C (HCV). A presença de RNA do HCV em circulação é um marcador de replicação viral. Valores acima de 2.000.000 UI⁄ml apresentam pior prognóstico. Carga viral elevada é encontrada na infecção aguda e em parcela de pacientes com hepatite crônica. Devido à padronização da Organização Mundial de Saúde (OMS), os laudos de PCR quantitativo para HCV passaram a ser liberados em UI⁄ml, o que corresponde aproximadamente ao número de cópias do RNA do HCV⁄ml. O valor mínimo quantificável por este método é de 84 UI⁄ml.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir