AMOSTRA
Urina de 24 horas sem conservante. Coletar toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Soro, 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso, altura e peso do cliente.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta de urina de 24 horas.
 
COLETA
Urina:  Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
Soro: Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador. Tampa amarela.
 
MÉTODO
Enzimático.
 
VALORES REFERENCIAIS
45,0 - 75,0 ml⁄minuto: 1 a 5 anos.
60,0 - 90,0 ml⁄minuto: 5 a 10 anos.
70,0 - 120,0 ml⁄minuto: 10 a 15 anos.
70,0 a 130,0 mL⁄minuto: Mulheres > 15 anos.
80,0 a 140,0 mL⁄minuto: Homens > 15 anos.
Nota: A partir de 40 anos de idade espera-se que ocorra um decréscimo no clearance da creatinina em torno de 6,5 ml⁄minuto para cada década vivida.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na avaliação da função renal,  estimativa da taxa de filtração glomerular e acompanhamento de pacientes com insuficiência renal. A creatinina é produzida nas células a partir do catabolismo da creatina. O processo se dá em grande parte nas células musculares. A creatinina é então liberada ao plasma para ser posteriormente filtrada nos glomérulos e excretada na urina. Pequenas quantidades de creatinina são secretadas no túbulo proximal, e quantidades mínimas são reabsorvidas nos túbulos renais distais. O equilíbrio entre a produção de creatinina, a massa muscular do indivíduo e a função renal, determina as concentrações plasmáticas da creatinina sérica. O clearence ou depuração da creatinina avalia o volume plasmático que foi depurado da creatinina em uma unidade de tempo. A depuração é calculada por uma fórmula matemática que relaciona a concentração de creatinina urinária total à concentração sérica em um período de determinado de tempo. O resultado é então corrigido para a superfície corporal do paciente. A coleta de urina de 24 horas é um ponto crítico neste procedimento e depende completamente da colaboração do paciente. Coletas inadequadas terão influência negativa nos cálculos dos resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir