AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum de 4 a 14 horas.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. NTO: Centrifguar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Radioimunoensaio.
 
VALORES REFERENCIAIS
Não obesos: IMC 18,0 - 25,0
2,0 - 17,0  ng⁄mL: Mulheres
1,0 - 11,0  ng⁄mL: Homens
 
Obesos: IMC > 27,0
7,0 - 59,0  ng⁄mL: Mulheres
4,0 - 35,0  ng⁄mL: Homens
 
INTERPRETAÇÃO
A leptina é uma proteina produzida pelos adipócitos. É essencial para a regulação do peso corporal. Sua produção está sob controle neuroendócrino de modo que seus níveis séricos variam diretamente com a quantidade de triglicérides estocada nos depósitos de tecido adiposo. A leptina age por meio de receptores específicos no hipotálamo, modulando o apetite e a termogênese. Mutações no gene da Leptina podem produzir deficiência de Leptina e defeitos nos receptores de Leptina podem levar a obesidade mórbida. A deficiência de Leptina pode causar hipopituitarismo, que inclui deficiências das gonadotrofinas, HGH e hormônios da tiróide. Os níveis de Leptina correlacionam-se negativamente com os valores de testosterona. Valores baixos de leptina pode sem encontrados em indivíduos lipoatróficos.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir