Você está em:
Exames
HIV1 GENOTIPAGEM CG
AMOSTRA
Sangue com anticoagulante EDTA. Dois tubos de 5,0 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Solicitar cópia exame de carga viral anterior. Preencher questionário próprio. Previsão de entrega do resultado: 30 dias úteis.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher 2x5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com EDTA, rolha roxa. NTO: Centrifugar um dos tubos, separar o plasma e congelar. Manter congelado até a realização do exame. O segundo tubo, não centrifugado, deve ser mantido em refrigerador. A coleta deve ser realizada de segunda a quinta até 11:00h. Não colher em véspera de feriado.
MÉTODO
Reaçäo em cadeia da polimerase e sequenciamento gênico.
VALOR REFERENCIAL
Laudo descritivo.
INTERPRETAÇÃO
O exame permite a detecção da população de HIV-1 com mutações que conferem resistência a inibidores da transcriptase reversa e da protease. O método consiste no sequenciamento dos genes da transcriptase reversa e da protease e a comparação das seqüências obtidas com as descritas para o HIV-1 selvagem. A presença de determinadas mutações confere resistência a agentes anti-retrovirais específicos. As informações sobre as mutações são atualizadas continuamente em bancos de dados internacionais e submetidas a um algorítimo próprio de interpretação de resistência genotípica atualizado constantemente com as mais recentes publicações indexadas. A maior indicação do uso dos testes de genotipagem está no grupo de pacientes onde se pratica um resgate anti-retroviral. Praticamente todos os estudos prospectivos e aleatorizados comparando principalmente os testes de genotipagem com resgate terapêutico sem uso de genotipagem revelam que o auxílio destes testes proporciona melhor eficácia no tratamento.