AMOSTRA
Sangue com anticoagulante EDTA. 5,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Solicitar cópia exame de carga viral anterior ou Genotipagem do HIV1 realizada em outro laboratório. Preencher questionário próprio. Previsão de entrega do resultado: 30 dias úteis.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com EDTA, rolha roxa. Na seção técnica: centrifugar, congelar o tubo na posição vertical. Não separar o plasma. Manter congelado até a realização do exame. A coleta deve ser realizada de segunda a quinta até 11:00h. Não colher em véspera de feriado.
 
MÉTODO
Reaçäo em cadeia da polimerase e sequenciamento gênico.
 
VALOR REFERENCIAL
Laudo descritivo.
 
INTERPRETAÇÃO
A fenotipagem virtual é um instrumento quantitativo para predizer a susceptibilidade fenotípica do HIV1 aos anti-retrovirais baseado em resultados de genotipagem. Não é um teste de susceptibilidade a drogas in vitro. A seqüência do vírus do paciente é submetida a um banco de dados de quase 30.000 amostras que possuem resultados pareados de fenotipagem ou genotipagem. A partir do momento em que se submete um resultado de genotipagem a este banco de dados, um sistema de informática conhecido como rede neural irá identificar neste banco de dados o(s) resultado(s) de genotipagem com o perfil mais parecido com a seqüência de nucleotídeos submetida. Desta forma, como cada seqüência de nucleotídeos do banco de dados (resultado de genotipagem) possui um resultado de fenotipagem correspondente, vai se obter um laudo no formato de uma fenotipagem. Este teste fornece além da susceptibilidade, a concentração ideal das drogas necessária para inibição da replicação do HIV1 in vitro. A maior indicação do uso dos testes de fenotipagem virtual é para pacientes muito "experimentados" com várias terapias de resgate prévias. Nestes casos, a resposta "qualitativa" dos testes de genotipagem pode não ser suficiente quando se deseja escolher um esquema melhor em um paciente que apresenta resistência a praticamente todos os anti-retrovirais. A fenotipagem virtual tem a capacidade de quantificar a perda de susceptibilidade aos anti-retrovirais

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir