AMOSTRA
Secreção endocervical, secreção uretral, secreção vaginal e urina matinal. Necessita kit de coleta especial com meio de transporte (Kit Digene).
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Secreção endocervical: Não deve ser colhido no período menstrual. Usar kit de coleta Digene. Colocar a paciente em posição ginecológica. Passar o espéculo vaginal de tamanho adequado e visualizar o colo uterino. Usando gaze estéril e pinça ginecológica fazer limpeza do colo, retirando toda a secreção ou muco cervical. Introduzir um swab cerca de 1,0 a 1,5 cm no canal endocervical, limpando a junção escamo-colunar. Desprezar este primeiro swab e introduzir a escova do kit imprimindo movimentos circulares visando obter a maior quantidade possível de células. Retire a escova cuidadosamente, evitando qualquer contato com as paredes vaginais. Introduzir a escova no tubo próprio onde se encontra o meio de transporte. A escova pode ser deixada no tubo do kit Digene com o meio de transporte. Manter a amostra sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção vaginal: Usar kit de coleta Digene. Colocar a paciente em posição ginecológica. Passar o espéculo vaginal de tamanho adequado. Coletar a amostra da parede vaginal com a escova do kit imprimindo movimentos circulares visando obter a maior quantidade possível de células. Retire a escova cuidadosamente. Introduzir a escova no tubo próprio onde se encontra o meio de transporte. A escova pode ser deixada no tubo do kit Digene com o meio de transporte. Manter a amostra sob refrigeração até a realização do exame.
 
Secreção uretral: Ficar sem urinar pelo menos duas horas antes da coleta. Usar kit de coleta Digene. Usando gaze estéril e pinça, fazer limpeza local, removendo secreções ou muco presentes. Fazer a coleta da amostra com swab ou escova introduzindo cerca de 2 cm na uretra e imprimindo movimentos circulares visando obter a maior quantidade possível de células. Introduzir o swab ou a escova no tubo próprio onde se encontra o meio de transporte. A escova do kit Digene deve ser deixada dentro do tubo com o meio de transporte. Enviar ao laboratório. A amostra deve ser mantida sob refrigeração até a realização do exame.
 
Urina matinal:  50,0 ml. Colher a urina diretamento no frasco estéril fornecido pelo laboratório. Manter em geladeira até a realização do exame.
 
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase - PCR.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico de infecções por Ureaplasma urealyticum. A principal síndrome associada a infecção pelo ureaplasma é a uretrite não-gonocócica (UNG). A maioria dos casos de UNG é causada pela Chlamydia trachomatis, sendo o Ureaplasma urealyticum responsavel por 20 a 30% dos casos restantes. Em mulheres, pode levar a complicações como salpingite, endometrite e corioamnionite. Prostatite e epididimite tem sido associadas a este agente em homens. Tem ganhado reconhecimento como patógeno importante durante a gravidez. É o organismo mais frequentemente isolado no córion-âmnio, mesmo na presença de membranas intactas. Está associado com inflamação, parto prematuro, septicemia, meningite e pneumonia no recém-nascido. Em pacientes imunocomprometidos o Ureaplasma urealyticum  tem sido associado com artrite, osteomielite, pericardite e doença pulmonar progressiva.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir