AMOSTRA
Soro. 2,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Previsão de entrega do resultado: 15 dias úteis.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. Na seção técnica: centrifugar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a realiação do exame.
 
MÉTODO
Wester-Blot.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
 
INTERPRETAÇÃO
A fibrilarina é uma proteína de 34 kDa e representa o principal componente protéico do complexo U3-RNP nucleolar, que tem participação no processamento de RNA ribossomal recém transcrito. É detectada exclusivamente no nucléolo e no corpo de Cajal. Anticorpos antifibrilarina ocasionam um padrão de fluorescência peculiar, caracterizado por coloração grumosa do nucléolo e coloração tênue pericromossômica em células em metáfase. O encontro deste padrão de fluorescência e de reatividade contra a proteína de 34 kDa é característico de anticorpos antifibrilarina. Alguns pacientes apresentam anticorpos que reconhecem apenas epítopos conformacionais da fibrilarina e nesses casos o método de Western blot é insensível. Anticropos antifibrilarina são marcadores diagnósticos da esclerodermia ou esclerose sistêmica. São mais freqüentes em pacientes negros e apresentam associação com hipertensão pulmonar, miopatia e envolvimento do intestino delgado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir