Você está em:
Exames
SEROTONINA URINA 24 HORAS
AMOSTRA
Urina 24 horas, 10ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Informar volume urinário, horário inicial e final da coleta,
medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.
PREPARO DO PACIENTE
O paciente deverá permanecer 24 horas sem ingerir os alimentos a seguir, pois estes interferem no resultado: abacate, banana, berinjela, pickles, nozes, tomate. Alguns medicamentos podem interferir, e o médico deve estar ciente
da necessidade do uso e somente ele pode suspendê-lo: acetominofen, guafenesin, imipramina, inibidores da MAO, lítio, metildopa, morfina, naproxeno (naprosyn), reserpina. O cliente deve manter sua rotina diária. Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. Mulheres: não realizar a coleta de urina no período menstrual. Ao levantar pela manhã, deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário, e todos os medicamentos em uso pelo paciente, dose e tempo de uso. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera. Encaminhar o material para o laboratório rapidamente.
MÉTODO: RADIOIMUNOENSAIO
VALOR REFERENCIAL
50 A 250 mcg⁄24 h
INTERPRETAÇÃO
A serotonina é uma substância produzida por muitos tumores carcinoides, especialmente os do intestino delgado. É provavelmente a causa de, pelo menos, alguns dos sintomas da síndrome carcinoide. O corpo quebra a serotonina em ácido 5-hidroxi-indolacético, que é liberado na urina. Um exame comumente utilizado para diagnosticar a síndrome carcinoide mede os níveis de 5-HIAA em uma amostra de urina recolhida durante 24 horas. Em alguns casos, os tumores são pequenos e não liberam serotonina suficiente para um resultado positivo.Em outros casos, os tumores não produzem muita serotonina, mas produzem seu precursor (5-HTP), que pode ser convertido em serotonina na urina. Em pacientes com estes tumores, o nível de serotonina no sangue pode ser normal, mas os níveis de serotonina e 5-HTP na urina são elevados.