Você está em:
Exames
CORONAVIRUS IGG/IGM
AMOSTRA
Soro 2,0ml, em tubo gel separador, tampa amarela.
COLETA
Obrigatório pedido médico, exceto para profissionais de saúde.
- Profisionais da saúde, necessário apresentar carteira do conselho profissional.
- Podem ir até as unidades pacientes que preencham os seguintes critérios: pelo menos 3 dias assintomático (afebril, sem uso de antitérmicos, e melhora dos sintomas respiratórios), e 14 dias do início dos sintomas. Em caso de paciente sintomático, ou a menos de 3 dias sem sintomas, solicitar coleta em domicílio.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não orbigatório. Preencher o questionário Covid 19.
METODO
IMUNOCROMATOGRAFIA
VALORES DE REFERÊNCIA
Não reagente ou Reagente.
INTERPRETAÇÃO
Os testes sorológicos para COVID-19 são testes para detecção de anticorpos das classes IgA, IgM, e IgG produzidos pelo organismo após a infecção pelo Coronavírus 19. São exames que podem ser utilizados para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente.
Principais restrições: Possibilidade de falso negativos, devido a janela imunológica de cerca de 7 a 10 dias após o início dos sintomas, podendo se estender até mais que 20 dias; Possibilidade de falso positivos, devido a interferência por anticorpos heterofilos e reações cruzadas, em caso de infecção por outros vírus;
Resultado reagente: deve ser avaliado mediante a clínica a epidemiologia do paciente, levando em consideração a possibilidade de reação cruzada ou interferência em pacientes com infecção por outros vírus.
- Resultado não-reagente: deve ser considerada a possibilidade de resultado falso-negativo por quantidade insuficiente de anticorpos e principalmente devido à janela imunológica. É indicada a realização de RT-PCR para SARS-CoV-2, ou painel para detecção de múltiplos microrganismos em amostras respiratórias, ou repetição do teste sorológico em nova amostra, de acordo com a disponibilidade dos testes e julgamento médico.