AMOSTRA
Plasma com anticoagulante citrato de sódio. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 3,5 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante citrato de sódio a 3,8%, rolha azul. Homogeinizar por inversão suave durante 30 segundos. NTO: Centrifugar a 3.000 rpm durante 10 minutos e separar o plasma. Caso o exame não seja realizado no mesmo dia, congelar a amostra à -20 graus Celsius e mantê-la congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Coagulométrico automático.
 
VALOR REFERENCIAL
50  -  150 %.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado no diagnóstico de deficiência congênita ou adquirida de fator IX da coagulação (Fator Christmas) e na investigação de pacientes com Tempo de Protrombina e⁄ou TTPA prolongados. A deficiência hereditária do fator IX recebe o neme de Hemofilia B. É herdada de forma recessiva ligada ao cromossomo X e acomete cerca de 1 em cada 30.000 indivíduos do sexo masculino. A gravidade da doença correlaciona-se com os níveis residuais de fator IX circulante e é classificada em: leve (atividade do fator IX entre 5 e 30%), moderada (atividade entre 1 e 5 %) e grave (atividade abaixo de 1%). As principais causas de deficiência adquirida são: insuficiência hepática, anticorpos contra o fator IX, deficiência de vitamina K e anticoagulação oral.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir