AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do medciamento que contenha Diazepan em sua fórmula (Valium, Diempax, Noam,  Ansilive, Calmociteno, Kiatrium e outros).
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
 
MÉTODO
Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
100 - 1.000 ng⁄mL
 
INTERPRETAÇÃO
O diazepan é um benzodiazepínico usado como hipnótico, ansiolítico e miorelaxante. É também utilizado no  tratamento agudo de crises convulsivas.  Cerca de 95% da droga está ligada às proteínas plasmáticas. Seu pico ocorre 1 hora após dose oral, com meia-vida plasmática de 20 a 50 horas. Entretanto, a meia-vida no sistema nervoso central é mais curta. Seu metabolismo é hepático, não tendo efeito indutor enzimático. O tabagismo, fenitoína, fenobarbital e rifampicina diminuem a meia-vida do diazepam. Anticoncepcionais orais, cimetidina e isoniazida aumentam os níveis plasmáticos do diazepam.  Sua determinação é útil no controle clínico da ansiedade bem como na pesquisa de intoxicação por overdose.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir