AMOSTRA
Plasma com anticoagulante citrato de sódio. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 3,5 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante citrato de sódio a 3,8%, rolha azul. Homogeinizar por inversão suave durante 30 segundos. NTO: Centrifugar a 3.000 rpm durante 10 minutos e separar o plasma. Caso o exame não seja realizado no mesmo dia, congelar a amostra à -20 graus Celsius e mantê-la congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Coagulométrico automático.
 
VALOR REFERENCIAL
175 - 400 mg⁄dL.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado no diagnóstico de deficiências congênitas ou adquiridas do fator I da coagulação (fibrinogênio). O fibrinogênio é um polipeptídio complexo produzido pelo fígado que além de sua importância primária como proteína da coagulação sanguínea é também uma proteína de fase aguda que se eleva em todas as situações que envolvem dano, infecção ou inflamação tissular (neoplasias, pós-operatórios, síndrome nefrótica) e na gestação. Sua determinação é usada: a. no diagnóstico diferencial das coagulopatias congênitas, adquiridas e de consumo (CIVD e fibrinogenólise); b.  no diagnóstico da disfibrinogenemia, hipofibrinogenemia e afibrinogenemia; c. no controle da fibrinólise primária e secundária; d. no diagnóstico diferencial de pacientes com risco trombótico aumentado. Resultados falsamente baixos ocorrem na presença de paraproteínas ou de produtos da degradação do Fibrinogênio e em amostras colhidas logo após a aplicação de heparina.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir