AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Colorimétrico
 
VALORES REFERENCIAIS
0,0 - 1,0 mg⁄24h: <= 1 ano.
0,0 - 2,0 mg⁄24h: 1 a 4 anos.
0,0 - 3,0 mg⁄24h: 4 a 8 anos.
3,0 - 10,0 mg⁄24h: 8 a 12 anos.
5,0 - 12,0 mg⁄24h: 12 a 16 anos.
4,0 - 16,0 mg⁄24h: Mulheres.
6,0 - 22,0 mg⁄24h: Homens.
 
INTERPRETAÇÃO
Aumentos do 17-KS na urina ocorrem nos carcinomas de adrenal, administração de ACTH, assim como nos tumores de testículos, Síndrome de Cushing, tumores virilizantes de adrenal, hiperplasia adrenal e tumores de células luteínicas do ovário, terceiro trimestre de gestação, administração de testosterona e stress físico. Níveis levemente diminuídos são encontrados na tirotoxicose, diabetes mellitus e na hipertensão. Diminuição moderada de 17-KS urinários se dão na Síndrome de Klinefelter e em mulheres submetidas a laqueadura. Já uma diminuição acentuada ocorre na Doença de Addison, mixedema e nefrose.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir