AMOSTRA
Sangue total colhido diretamente em frasco apropriado contendo meio líquido para hemocultura. Adultos: 8,0 a 10,0 ml por amostra. Criança: 1,0 a 3,0 ml por amostra. Manter em temperatura ambiente.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Assepsia:  Lavar as mãos e secá-las. Remover os selos da tampa dos frascos de hemocultura e fazer assepsia prévia nas tampas com álcool 70%. Garrotear o braço do paciente e selecionar uma veia adequada. Esta área não deverá mais ser tocada com os dedos. Fazer a anti-sepsia com álcool 70% de forma circular e de dentro para fora. Aplicar solução de iodo (tintura de iodo 1% a 2% ou PVPI 10%) também com movimentos circulares e de dentro para fora. Para ação adequada do iodo, deixar secar por um a dois minutos antes de efetuar a coleta.  Após a coleta da amostra, remover o iodo do braço do paciente com álcool 70% para evitar reação alérgica.
 
Coleta: Realizar a coleta de volume adequado de sangue e transferir para o frasco de hemocultura previamente identificado. Adultos: Colher 8 a 10 ml de sangue e transferir para o frasco de meio de cultura para aeróbios. Crianças: Colher 1 a 3 ml de sangue e transferir para o frasco pediátrico de meio de cultura para aeróbios. Manter em temperatura ambiente.
 
MÉTODO
Hemocultura manual.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo
 
INTERPRETAÇÃO
Exame auxiliar no diagnóstico de infecções sistêmicas (septicemias), endocardite bacteriana aguda, endocardite bacteriana subaguda, meningite, osteomielite, bacteriemia e outras. É recomendável, quando possível, colher amostras para hemoculturas antes da administração de antibióticos.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir