Você está em:
Exames
BCR-ABL PCR QUANTITATIVO, REARRANJO, MO
AMOSTRA
Medula óssea com anticoagulante EDTA. 2,0 ml. Manter em temperatura ambiente.
ATENDIMENTO
Não tem cobertura por convênios. Agendar coleta. Colher de segunda a quinta até 11:00h. Não colher em vésperas de feriados. Previsão de entrega do resultado: 15 dias úteis. Preencher questionário próprio.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatorio.
COLETA
Amostra colhido por um dos médicos da hematologia mediante agendamento prévio. Aspirar a medula óssea com seringa plástica sem anticoagulante e transferir para tubo à vácuo contendo anticoagulante EDTA. A coleta é realizada apenas de segunda a quinta até 11:00h. Não colher em vésperas de feriados. Manter em temperatura ambiente.
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase em tempo real - RT-PCR.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na avaliação do estado de remissão molecular e na pesquisa de doença residual mínima em pacientes portadores de doenças onco-hematológicas que expressam a translocação BCR-ABL (Cromossoma Philadelphia). O rearranjo gênico BCR-ABL é característico da leucemia mielóide crônica (LMC) e tem sido utilizado há vários anos como alvo para acompanhamento da remissão (molecular) dessa doença. Mais recentemente, com a utilização do transplante de medula óssea e a administração do mesilato de imatinibe (Glivec) para portadores de LMC, aumentou a importância do seguimento molecular dos indivíduos afetados. A quantificação do RNA mensageiro do BCR-ABL pela técnica de PCR em tempo real é uma estratégia superior e reprodutível para acompanhamento desses doentes, já que apresenta melhor sensibilidade e pode ser padronizada em diversos laboratórios. Os resultados são expressos como uma razão em relação a um gene controle (gene BCR) e a diminuição dessa razão ao longo do tratamento indica resposta do paciente ao tratamento utilizado.