AMOSTRA
Urina de 24 horas com conservante Ácido Clorídrico a 50%, 20 ml por litro de urina. Colher em garrafa plástica. Manter em ambiente fresco durante a coleta e protegido da luz.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Informar medicamentos em uso, volume, horário inicial e final da coleta, dosagem, dia e hora da ultima dose.
 
PREPARO DO PACIENTE
O paciente deverá permanecer 48 horas sem usar qualquer tipo de medicamento e sem ingerir os seguintes alimentos: tomate, banana, abacate, ameixa vermelha, beringela, abacaxi, picles e nozes, chá, café, chocolate, baunilha, vanilina (ou alimentos que as contenham), sorvetes, sucos artificiais e refrigerantes.
 
Medicamentos que devem ser evitados: Ácido Acetil Salicílico, Clorpromazina, Fenacetina, Fenergan, Torazina, Prometazina, Isoniazida, Reserpina, Litio, Metil-Dopa, Levodopa, Morfina, Mao-inibidores, Fenacetina, Imipramina, Fenotiazinas, Naproxeno, Acetaminofen, Salicilatos e Alcool Etílico.
 
Do segundo para o terceiro dia da dieta colher urina de 24 horas.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
2,0 - 10,0 mg⁄24h
 
INTERPRETAÇÃO
O ácido 5-hidroxi-indol-acético (5HIAA) é um metabólito da serotonina. É útil no diagnóstico da síndrome e tumores carcinóides. Valores elevados são altamente sugestivos de tumor carcinóide. Está bastante aumentado em tumores carcinóides metastáticos. Aumentos mais discretos podem ser vistos em tumores carcinóides ovarianos, espru, doença celíaca, carcinoma brônquico e adenoma brônquico tipo carcinóide. Cerca de 25% dos pacientes com tumor carcinóide podem ter 5HIAA urinário normal. Esses pacientes não costumam apresentar síndrome carcinóide. Alguns medicamentos como: Acetaminofen, derivados da Rauwolfia, inibidores da MAO, levodopa, imipramina, metildopa, fenotiazina, ACTH, etanol, 5-fluoro-uracil, guaiacolato, interferem na dosagem. Suspendê-los sempre que possível e com autorização do médico assistente.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir