AMOSTRA
Medula óssea. Seis ou mais esfregaços. Manter em temperatura ambiente.
 
ATENDIMENTO
Amostras colhidas pelo médico assistente podem ser recebidas durante o horário comercial. Neste caso a coleta será realizada por um de nossos médicos hematologistas. Quando a coleta for realizada no laboratório, o paciente ou seu responsável legar deve assinar o TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO após as explicações do médico que vai realizar o procedimento.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatorio.
 
COLETA
A coleta pode ser realizada pelo médico assistente ou por um de nossos médicos hematologistas mediante agendamento prévio. Utilizar o material apropriado para punção medular. Aspirar a medula óssea com seringa plástica sem anticoagulante e fazer seis ou mais esfregaços. Colher simultaneamente uma amostra de sangue periférico com anticoagulante EDTA.
 
MÉTODO
Exame microscópico de preprações coradas.
 
INTERPRETAÇÃO
O estudo da medula óssea está indicado na investigação diagnóstica e acompanhamento de anemias, leucemias, síndromes mielodisplásicas, púrpuras, agranulocitose, mieloma, tumores metastáticos e controle do tratamento com quimioterápicos.
 
É útil nas doenças de depósito em que se verifica a presença de tipos celulares característicos com nas mucopolissacaridoses, Gaucher, Niemann Pick e outros.
 
Permite também o encontro de agentes infecciosos como leishmânias, toxoplasmas e plasmódios.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir