AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Eletrodo íon seletivo.
 
VALOR REFERENCIAL
25 - 125 mmol⁄24h.
 
INTERPRETAÇÃO
O teste é útil na avaliação do balanço hidro-eletrolítico e ácido-básico. Sua maior aplicação reside no diagnóstico diferencial das hipocalemias, no sentido de separar as de causa renal,  da não renal: excreção urinária de potássio inferior a 20 mmol⁄24h., na vigência de hipocalemia, indica que a perda de potássio não é renal, enquanto que níveis urinários de potássio superiores a 50 mmol⁄24h indicam uma causa renal para a hipocalemia.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir