Você está em:
Exames
PRIMIDONA
AMOSTRA
Soro. 2,0 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do anti-consulsivante que contenha Primidona em sua fórmula (Primidona, Misoline e outros).
PREPARO DO PACIENTE
Jejum alimentar desejável de 4 horas ou conforme orientação médica.
COLETA
Colher 6,0 ml de sangue em tubo trace, tampa branca .
- A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.
- Caso o medicamento seja tomado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita pelo menos 12 horas após a medicação.
MÉTODO
.CROMATOGRAFIA LÍQUIDA⁄ESPECTROMETRIA DE MASSAS TRIPLO QUADRUPOLO
VALOR REFERENCIAL
DE 4,00 A 12,00 mg⁄L
TOXICIDADE: SUPERIOR A 20,00 mg⁄L
LIMITE DE QUANTIFICAÇÃO: 0,70 mg⁄L
INTERPRETAÇÃO
A primidona é um anticonvulsivante utilizado no tratamento de crises convulsivas tônico-clônicas e parciais. Seu metabolismo é hepático, sendo seu principal metabólito ativo o fenobarbital, que também deve ser monitorado durante o uso da primidona. Após absorção, o pico plasmático ocorre em 3 a 6 horas. Apresenta meia-vida de 4 a 12 horas, estando 20% a 30% da droga ligada às proteínas plasmáticas. A primidona e seus metabólitos são indutores enzimáticos. Pacientes metabolizadores rápidos apresentam meia-vida mais curta. Primidona diminui os níveis de anticoagulantes e contraceptivos orais. Pacientes com insuficiência renal e em uso de ácido valpróico e clonazepam tendem a níveis mais elevados de primidona. A razão fenobarbital⁄primidona ótima é de 2.5, podendo ser mais elevada se o paciente estiver usando outros anticonvulsivantes.