AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta. Se criança até 10 anos, informar peso e altura.
- Informar se o paciente está em uso de agentes quelantes.
- Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Absorção atômica.
 
VALOR REFERENCIAL
<= 50,0 mcg⁄g creatinina
Indice Biológico Máximo Permitido: 100,0 mcg⁄g creatinina
NR-7, 1994, MT⁄Br
 
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado na monitorização biológica de indivíduos com exposição ocupacional ou acidental ao chumbo e no diagnóstico de intoxicação pelo mesmo. O Chumbo é um metal pesado facilmente encontrado no ambiente e que pode levar à intoxicação aguda ou crônica pela sua ingestão, inalação ou contato. Níveis elevados de chumbo causa danos nos sistemas cardiovascular, nervoso, reprodutivo, hematológico e renal. A exposição ocupacional ocorre nas indústrias de petróleo, baterias, tintas, cerâmicas, tubulações, cabos, explosivos e quando da utilização de soldas e estruturas que contêm o chumbo como liga. O chumbo pode ser encontrado em alimentos, poeiras e água. A determinação de chumbo no sangue total é o melhor teste para detecção de exposição ao metal. Tendo em vista a possibilidade de contaminação durante a coleta, na presença de resultados elevados, um segundo espécime deve ser avaliado antes que se institua qualquer terapia. São considerados críticos aqueles valores de chumbo superiores a 70 mcg⁄dl na intoxicação aguda, sendo que na exposição crônica, níveis sangüíneos podem não se correlacionar com a severidade da toxicidade. O chumbo urinário é considerado um indicador biológico de exposição recente menos exato que o chumbo sanguíneo em função das flutuações em sua excreção. A via renal representa o mais importante mecanismo de excreção do chumbo. A urina de 24h deve ser preferida, mas em uma emergência amostra de urina recente é aceita.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir