AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. NTO: Centrifugar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Quimiluminescência.
 
VALOR REFERENCIAL
15,3 - 35,9 ug⁄mL.
 
INTERPRETAÇÃO
A Globulina Ligadora de Tiroxina (TBG) é a principal proteína sérica transportadora de T4 e T3. Alterações da TBG refletem-se paralelamente na dosagem dos hormônios tireoidianos. Existem quadros genéticos de elevação ou diminuição da TBG. Além disso, a concentração de TBG se altera por influência de medicamentos como anticoncepcionais, terapia com estrógenos e outros e na gravidez. A dosagem da TBG é útil na diferenciação entre hipotireoidismo congênito (T4 neonatal baixo) e deficiência congênita de TBG. Aumento ou diminuição das concentrações de TBG terá como conseqüência um aumento ou redução do número de sítios de ligação disponíveis para o T4, com conseqüente elevação ou queda da fração ligada deste hormônio, às custas de maior ou menor fixação do hormônio livre.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir