AMOSTRA
Plasma com anticoagulante citrato de sódio. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 3,5 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante citrato de sódio a 3,8%, rolha azul. Homogeinizar por inversão suave durante 30 segundos. NTO: Centrifugar a 3.000 rpm durante 10 minutos e separar o plasma. Caso o exame não seja realizado no mesmo dia, congelar a amostra à -20 graus Celsius e mantê-la congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Coagulométrico automático.
 
VALOR REFERENCIAL
26 - 38 segundos.
Relação P⁄N: 1,00 - 1,30.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na avaliação de pacientes com suspeita clínica de distúrbios congênitos ou adquiridos da coagulação sangüínea. É igualmente útil como teste de triagem no pré-operatório e no controle da terapêutica anticoagulante pela heparina endovenosa. Avalia as vias intrínseca e comum da coagulação, é bastante sensível e detecta deficiências leves de fatores da coagulação. O TTPA está prolongado nas seguintes condições: a.Deficiências de um ou mais do seguintes fatores da coagulação: XII, XI, IX, VIII, X, V, II e I. b.Durante terapêutica com heparina não-fracionada. c.Presença de inibidores da coagulação. d.Doenças hepáticas. e.Distúrbios do metabolismo da Vitamina K  tais como deficiência de síntese ou de absorção. f.Presença de produtos de degradação da Fibrina (PDF). g.Coagulação intravascular disseminada. h.Disfibrinogenemia, afibrinogenemia e hipofibrinogenemia <=100mg⁄dL.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir