Você está em:
Exames
TIOCIANATO UFJT
AMOSTRA
Urina de final de jornada de trabalho, colhida frasco limpo e seco, sem conservante. Volume ideal 50 ml. Volume mínimo 20,0 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher urina diretamente no frasco. Manter a amostra em temperatura ambiente e ao abrigo da luz. No laboratório a amostra será refrigerada e protegida da luz até a realização do exame.
MÉTODO
Espectrofotometria.
VALORES REFERENCIAIS
<= 4,0 mg⁄L: Näo fumantes.
<= 17,0 mg⁄L: Fumantes.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na monitorização biológica de indivíduos com exposição ocupacional ou acidental ao tiocianato, bem como, no diagnóstico de intoxicação pelo mesmo. O tiocianato é o resultado da ligação, pela enzima rodanase, do enxofre ao cianeto no fígado. O cianeto ou gás cianídrico possui uso industrial na síntese química e como praguicida. Pode também ser encontrado em alimentos (mandioca brava, amêndoas) e medicamentos (nitroprussiato de sódio). O cianeto produz hipóxia grave. A dosagem do tiocinato é utilizada para confirmação diagnóstica e monitorização do tratamento. O encontro de níveis elevados de tiocianato em urina sugere intoxicação pelo cianeto. O tiocianato é um dos componentes da fumaça do cigarro, sendo os valores encontrados em tabagistas mais altos.