Você está em:
Exames
URANALISE
AMOSTRA
Urina jato médio. 30 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher urina diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. Usar coletores apropriados em lactentes. A urina pode ser colhida a qualquer hora do dia após pelo menos duas horas de retenção vesical.
MÉTODO
Tira reagente com leitura automatizada e microscopia.
VALORES REFERENCIAIS
Densidade: 1.010 - 1.025
pH: 5,0 - 7,0
Proteinas: Negativo.
Glicose: Negativo.
Hemoglobina: Negativo.
Cetonas: Negativo.
Pigmentos biliares: Negativo.
Nitrito: Negativo.
Urobilinogênio: Negativo.
Sedimentoscopia
Leucócitos: <= 10.000⁄ml.
Hemácias: <= 8.000⁄ml.
Cilindros hialinos: <= 1.000⁄ml.
Cilindros granulosos: <= 1.000⁄ml.
Cilindros leucocitários: 0⁄ml.
Cilindros hemáticos: 0⁄ml.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na avaliação da função renal e na pesquisa de afecções do trato urinario.
Um dos achados mais importantes no exame de urina tipo I é a contagem dos leucócitos, o que indica uma possível infecção do trato urinário, bem como a seleção de amostras para cultura. A hematúria ou homoglobinúria sempre é de grande importância e as principais causas são: cálculos renais, doenças glomerulares, tumores, traumatismo, pielonefrite e exposição à produtos tóxicos ou drogas. A heoglobinúria pode ocorrer como resultado da lise das hemáceas no trato urinário, ou pode ser caudada por hemólise intravascular e subsequente filtração de hemoglobinas através dos glomérulos. A prova com a tira reativa para o nitrito é um método rápido para detectar infecções do trato urinário, tais como : cistite, pielonefrite, avaliação da terapia com antibióticos, monitoração de pacientes com alto risco de infecção do trato urinário, seleção de amostras para cultura de urina.
A urina da manhã, em geral, é concentrada (densidade >1,025) e ácida (pH < 6,5). A proteinúria é negativa (ou inferior a 0,05 g⁄L), assim como a glicose, os corpos cetônicos e a bilirrubina. Glicosúria indica hiperglicemia ou redução da capacidade reabsortiva do túbulo proximal. Cetonúria indica cetose diabética ou jejum prolongado. Bilirrubina positiva indica aumento da fração conjugada, hidrossolúvel, no plasma. Urobilinogênio normalmente está presente até 1⁄20. Reduz-se ou torna-se indetectável nas obstruções biliares. Aumenta nas hemólises e em algumas hepatites. Aumento de leucócitos indica processo inflamatório do trato urinário, localizado em qualquer local, do glomérulo à uretra, podendo ser de causa infecciosa ou não. Encontra-se leucocitúria com urocultura negativa em glomerulonefrites proliferativas, nefrites tubulointersticiais, calculose, rejeição de enxerto renal, quadros febris na infância, infecção por Clamídia ou na tuberculose. Nas hematúrias, é feita a pesquisa rotineira de dismorfismo eritrocitário (presença de acantócitos ou codócitos). Hematúrias glomerulares apresentam-se com dismorfismo. As não glomerulares não o apresentam. A sensibilidade e a especificidade diagnósticas desta pesquisa estão entre 95 e 98%. Presença de cristais de cistina faz o diagnóstico de cistinúria, mas a sensibilidade diagnostica é baixa (40 a 50%).