AMOSTRA
Plasma com anticoagulante EDTA. 2,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum de 8 a 14 horas. A coleta deve ser realizada entre 07:00 e 09:00 horas da manhã.
 
COLETA
Manter o paciente em repouso durante 15 minutos. Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA, rolha roxa. Recolha o sangue por venopunção (evitando hemólise) para tubos com EDTA em gelo, anotando a hora da colheita. Os tubos devem ser imersos num banho de gelo após a colheita. Separe o plasma das células por centrifugação numa centrífuga refrigerada, depois separe por alíquotas e congele imediatamente em tubos de vidro.  Manter o material congelado até a realização do exame.
 
MÉTODO
Quimioluminescência.
 
VALOR REFERENCIAL
<= 60 pg⁄ml
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico diferencial da Síndrome de Cushing (hipercortisolismo endógeno) e da insuficiência adrenal. É também utilizado no acompanhamento de pacientes em uso de glicocorticóides para supressão de hiperfunção adrenal seletiva, por defeito de síntese. O cortisol é o principal controlador da produção de ACTH, na forma de um "feed back" negativo. Em condições normais, um excesso de cortisol ou de um glicocorticóide sintético induz à supressão na produção do ACTH endógeno. O ACTH apresenta um ritmo de secreção cicardiano, com valores mais elevados no início da manhã e mais baixos à tarde, sendo responsável pelo ritmo de secreção característico do cortisol.  No caso do diagnóstico diferencial da Síndrome de Cushing, a dosagem de ACTH é de fundamental importância para a distinção entre doença de Cushing (consequente a tumor hiofisário produtor de ACTH), onde está elevado e tumores primários da adrenal, em que a produção de ACTH estará suprimida. Nos casos de insuficiência adrenal, a dosagem de ACTH plasmático é extremamente útil no diagnóstico diferencial entre insuficiência primária, quando os níveis serão elevados, e secundária, onde serão baixos. Metapirona pode aumentar e dexametasona e outros glicocorticóides sintéticos podem diminuir os níveis plasmáticos de ACTH.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir