AMOSTRA
Soro. 3,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum: Jejum obrigatório de 8 horas.
Bebida alcoólica: A abstinência é obrigatória nas 24 horas que antecedem o exame.
Dieta: Não ingerir nas 24 horas que antecedem o exame: café, chá, chocolate, mate, refrigerante, abacate, abacaxi, ameixa, banana, berinjela, picles, kiwi, manga, nozes, tomate e alimentos aromatizados com baunilha.
Medicação: De acordo com orientação médica, interromper o uso de inibidores da MAO (monoamina oxidase), lítio, imipramina, metildopa, paracetamol, morfina, naproxeno e reserpina.
 
COLETA
Colher 2X5,0 mL de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. NTO: centrifugar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Cromatografia líquida de alta performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
25 - 208 ng⁄mL
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico de tumores carcinóides. A 5-hidroxitriptamina ou serotonina (5-HT) é uma indolamina produto da hidroxilação e carboxilação do aminoácido L-Triptofano na seguinte seqüência bioquímica: L-Triptofano- L-50H Triptofano - 5-OHTriptamina ou Serotonina. O teste mais empregado é o 5-hidróxi-indol-acético na urina. Quando os valores encontrados são limítrofes ou normais e há forte evidência de síndrome carcinóide, está indicada a dosagem da serotonina. O ácido 5-hidróxi-indol-acético é o maior metabólito da serotonina. Na síndrome carcinóide e  nos tumores carcinóides abdominais metastáticos, apresenta valor >400 ng⁄mL. Pode também estar associado a Neoplasias Endócrinas Múltiplas, tipos I e II. Pequeno aumento em doenças como: Dumping Síndrome, Obstrução Intestinal Aguda, Fibrose cística, Infarto agudo do miocárdio, Spru não tropical. Diminuição: Depressão severa, Doença de Parkinson, Síndrome de Down, fenilcetonúria não tratada. Interferentes: lítio, morfina, reserpina, imipramina, fenotiazida, metildopa, ACTH, levodopa, acetaminofen, naproxeno e inibidores da MAO. O paciente não deve usar, durante sete dias,  medicamentos que possam interferir no resultado do exame. A eventual suspensão de medicamentos deve ser feita pelo médico assistente.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir