Você está em:
Exames
ETANOL
AMOSTRA
2,5 ml de plasma fluoretado, tubo tampa cinza.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Este exame tem implicações médico-legais e a coleta deve ser realizada somente no laboratório com identificação positiva do cliente. Preencher e assinar o Formulário COLETA-002 - ETANOL DOSAGEM. Este formulário, devidamente preenchido e assinado, deve acompanhar a amostra, sob pena de não realização do exame.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.Preencher completamente e enviar o questionário de coleta assistida em meio físico.
COLETA
Colher 2,5ml de plasma fluoretado.Centrifugar, separar o plasma e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
MÉTODO
Fluorescência polarizada.
VALORES REFERENCIAIS
Resultado Porvável efeito
0,1 - 0,5 g⁄L: Sobriedade, pouco efeito na maioria das pessoas.
0,4 - 1,2 g⁄L: Euforia, diminuição da inibição, julgamento, perda do controle social.
0,9 - 2,0 g⁄L: Excitação, falta de coordenação, perda de memória e julgamento.
1,5 - 3,0 g⁄L: Confusão, desorientação, efeito emocional, fala enrolada, sensação de confusão.
2,5 - 4,0 g⁄L: Estupor, paralisia, incontinência.
3,0 - 5,0 g⁄L: Coma, reflexos deprimidos, respiração deprimida.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na avaliação do teor sanguíneo de etanol após a ingestão de bebidas alcoólicas. O etanol é absorvido por via oral e, em doses elevadas, provoca depressão do sistema nervoso central. A taxa de metabolização do etanol é estimada entre 10 a 25 mg⁄dl⁄hora, sendo dependente de inúmeros fatores. As dosagens do etanol no sangue e urina podem ser utilizadas para investigação do abuso alcoólico e triagem e confirmação de suspeita clínica de intoxicação. Podem também ser utilizadas para monitorização dos níveis de etanol no tratamento da intoxicação por metanol ou etilenoglicol. Níveis sanguíneos maiores que 1,0 g⁄L interferem na coordenação motora e dificultam o trabalho com máquinas pesadas e a condução de veículos automotores. Níveis de etanol maiores de 4,0 g⁄L estão associados com inibição do centro respiratório e pode levar ao óbito.