Você está em:
Exames
BENZODIAZEPINICOS, PESQUISA
AMOSTRA
Urina. 10 ml. A amostra deve ser colhida no laboratório. Em caso de menores ou incapazes a amostra pode ser colhida em casa, sob supervisão do responsável legal.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Identificar positivamente o cliente com documento de identidade contendo foto. Assinar autorização para realização do exame em formulário próprio. Em caso de menores ou incapazes a autorização deve ser assinado pelo pai, mãe ou tutor legal.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
VALOR DE REFERENCIAL
Negativo.
MÉTODO
Imunocromatográfico.
INTERPRETAÇÃO
Este exame detecta a presença de benzodiazepínicos e seus metabólitos na urina. As substância pesquisadas são: clordiazepóxido, clonazepan, demoxepan, diazepan, desalquilflurazepan, oxazepan, flunitrazepan, furazepan, lorazepan, nitrazepan e n- desmetildiazepan. A sensibilidade do método é de 300 ng⁄ml. O tempo em que a urina permanecerá positiva após o uso da droga depende de fatores como o tipo de usuário (pesado⁄crônico ou ocasional⁄agudo), o tipo de droga e dose utilizada e fatores individuais (condições físicas, idade, alimentação e quantidade de líqüido ingerido). Os benzodiazepínicos são habitualmente detectados na urina até 4 dias após o uso ocasional e até 10 semanas para usuários crônicos.