NÃO CADASTRAR SECREÇÃO TRAQUEAL E PONTA DE CATETER NESSE EXAME
 
 
 
AMOSTRA
Abscessos (lesões fechadas), aspirado brônquico, catéter intravascular, catéter vesical, escarro, esperma, espécimes cirúrgicas (biópsias e secreções), fragmento ósseo e⁄ou tecido, fístula, lesões abertas⁄úmidas, úlceras, lesão peniana, líquidos (amniótico, ascítico, CAPD, diálise peritoneal, líquido peritoneal rotina, pericárdico, pleural, sinovial), líquor, medula ósssea, sangue menstrual, secreção mamária, secreção nasal, secreção nasofaringe, secreção ocular, secreção orofaringe, secreção prostática, secreção uretral, secreção vaginal. Volume varável.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Abscessos e lesões fechadas: assepsia da pele.
 
Aspirado e lavado brônquico: a coleta deve ser feita antes da ingestão de alimentos líquidos e⁄ou sólidos.
 
Secreções de lesões abertas, swabs, espécimes cirúrgicas (biópsias), fístulas (feridas), úlceras: fazer a assepsia da pele com álcool iodado e remover o iodo com álcool a 70%. Se houver crostas, removê-las com gaze estéril embebida em salina. Se a superfície estiver ressecada umedecer com o swab em salina estéril. Em secreções úmidas retirar a secreção inicial e despreza-la.
 
Escarro: deve ser coletado pela manhão, quando o material é mais abundante. Não deve ser misturado com salina. Colher antes da ingestão de alimentos (sólidos e⁄ou líquidos). Pacientes com dificuldades de expectoração devem comunicar ao médico, para que este recomende outro método de obetenção da amostra.
 
Esperma: o paciente deve urinar antes da higiene. Fazer a higiene das mãos e da área genital com água e sabão neutro, retirando toda a secreção existente na glande e no prepúcio. Enxugar com toalha limpa ou gaze. Não uzar saliva, água ou qualquer outro tipo de lubrificante durante o ato da masturbação.
 
COLETA
Abscessos e lesões fechadas: coleta realizada pelo médico. As amostras obtidas por swab não refletem a verdadeira causa do processo infeccioso. Deve-se aspirar (ou puncionar) o material purulento localizado nas profundidades da fenda com uma agulha e seringa estéreis. Descontaminar com sabão cirúrgico e aplicar álcool 70 %. Puncionar o material pelas laterais da ferida e não pelo centro da mesma. Recolocar a tampa da agulha e enviar ao laboratório; ou injetar a amostra em frasco apropriado.
 
Aspirado e lavado brônquico : coleta realizada pelo médico. A amostra deve ser colocada em frasco estéril fornecido pelo laboratório.
 
Secreções de lesões abertas, swabs, espécimes cirúrgicas (biópsias), fístulas (feridas), úlceras : fazer o raspado da parte mais profunda da lesão com swab bem fino. Retirar girando lentamente, passando pela parede da lesão.
 
Escarro: coleta realizada pela manhã, antes de se alimentar. Fazer a higiene oral por bochechos e gargarejos com solução fisiológica estéril. Inspirar profundamente algumas vezes e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas. Recolher o escarro no frasco fornecido pelo laboratório e tampá-lo imediatamente.
 
Esperma: a coleta dever ser obtida pelo ato de masturbação. O frasco deve ser fechado logo após a coleta.
 
MÉTODO
Cultura manual.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico etiológico de infecções bacterianas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir