Publicado em 05/05/2022

Entenda o que é sexagem fetal!

A dúvida sobre o sexo do bebê é um dos maiore mistérios de gestação e uma das principais responsáveis por toda a magia que cerca esse período. 

Em tempos antigos, a resposta para essa questão só chegava no momento do parto, mas, graças a toda a evolução da ciência e medicina, hoje a descoberta pode acontecer muito mais cedo, de uma forma até bem simples simples e com uma alta taxa de precisão: estamos falando da sexagem fetal!

O que é a sexagem fetal? 

Sexagem fetal é um exame que se tornou possível graças à constatação da existência do DNA fetal em 1997. O processo consiste em analisar o plasma materno para verificar a possível presença do cromossomo Y, responsável pelo desenvolvimento do embrião masculino. Assim, se há sinal de existência desse material genético, o bebê provavelmente será menino, mas se não há, significa que há uma grande possibilidade de nascer uma menina.

É um exame seguro, confiável, não-invasivo e com taxas de acerto de  99%, por isso tem sido buscado cada vez mais.

Sexagem fetal também é uma opção para quem espera gêmeos?

O exame é capaz de detectar a presença ou ausência da região SRY, que é uma região presente apenas no cromossomo y (característico de indivíduos do sexo biológico masculino).

Para grávidas de gêmeos, o exame pode ser feito normalmente, mas há uma grande chance de resultado parcial. Isso porque, caso o cromossomo Y seja identificado, significa que ao menos um dos fetos é do sexo masculino, mas não é possível afirmar se ambos são. Por outro lado, na ausência do cromossomo Y, pode-se determinar que os dois bebês são do sexo feminino.

Quando posso fazer a sexagem fetal?

A quantidade de DNA fetal aumenta progressivamente durante a gravidez. Recomenda-se que a sexagem fetal seja realizada a partir da oitava semana de gestação, quando já há uma quantidade de material suficiente para análise. Entretanto, sabe-se que a concentração de material genético atinge seu máximo na décima primeira semana de gestação, o que melhora ainda mais a taxa de precisão do procedimento.

Como é a coleta?

A sexagem fetal é realizada a partir de uma coleta de sangue comum. Não é preciso passar por nenhum preparo, jejum, ou pedido médico. A única observação é em caso de a gestante ter passado por uma transfusão de sangue recente, pois recomenda-se que se tenha ao menos um mês de intervalo para que as células se renovem. O principal motivo para isso é a possível presença do cromossomo Y se o doador for do sexo masculino, o que pode interferir no processo e ocasionar um falso masculino. 

Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir