Você está em:
Notícias
Saiba como se preparar para realizar um espermograma!
Publicado em 03/10/2022

O espermograma é um exame laboratorial usado para analisar a fertilidade masculina. Para isso, analisa-se a quantidade e qualidade do sêmen, incluindo fatores como aspecto, cor, volume, viscosidade, liquefação e pH. Os parâmetros de referência são indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O exame é indolor e não-invasivo. É realizado a partir de uma amostra coletada por meio de masturbação e tem o objetivo de detectar alguma condição física, imunológica ou genética que possa alterar as condições espermáticas e interferir na fertilidade.
Como devo me preparar para um espermograma?
É preciso se atentar a algumas orientações para realização do espermograma. A abstinência sexual é um dos pontos mais importantes. É necessário manter um período de, no mínimo, 4 dias sem qualquer atividade sexual, incluindo masturbação, pois isso influencia na quantidade de espermatozóides.
Também é importante suspender o uso de produtos e medicamentos que podem causar alterações nos resultados. Os antibióticos, bem como lubrificantes utilizados para estimular a masturbação, são exemplos de substâncias que devem ser suspensas. Converse com seu médico e com o laboratório responsável pelo exame para saber sobre outros elementos que devem ser evitados.
A higienização adequada também é indispensável para que a amostra não seja contaminada. Para isso, é importante lavar bem as mãos e a região genital com água e sabão neutro ou utilizar o antisséptico fornecido pelo laboratório.
Vale mencionar que a amostra costuma ser colhida no próprio laboratório e em um recipiente apropriado para isso. Isso ocorre porque a análise deve ser feita o mais rápido possível, pois a demora pode gerar alterações na estrutura do sêmen capazes de interferir no resultado. A coleta no local também diminui as chances de que a amostra sofra contaminação por ser armazenada ou manuseada inadequadamente.
Entretanto, em alguns casos específicos, é possível realizar a coleta em casa. Tudo depende da orientação dada pelo médico responsável pelo caso.
Quando um espermograma é recomendado?
A análise do esperma, na maioria das vezes, é recomendada para:
-
Casais que estão tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso;
-
Análise de fertilidade masculina;
-
Preparo para fertilização in vitro;
-
Detectar doenças como varicocele ou prostatite.
Existem três principais alterações encontradas no exame que podem ser responsáveis pela baixa fertilidade: astenozoospermia (pouca mobilidade dos espermatozoides), teratozoospermia (maioria dos espermatozoides com anormalidades estruturais) e oligospermia (baixa concentração de espermatozoides).
Em muitos casos, é possível tratar o problema. Os tratamentos consistem em combater a causa. Medicamentos (incluindo para reposição hormonal) e intervenção cirúrgica são algumas das opções. A reprodução assistida também é uma possível alternativa para quem busca a paternidade.
Para qualquer dúvida sobre o espermograma ou qualquer outro exame que realizamos, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!