Você está em:
Notícias
Diabetes pode causar cegueira?
Publicado em 16/06/2023
Diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz ou não consegue absorver adequadamente a insulina, o que leva a um déficit na metabolização da glicose, ocasionando na presença de altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
O excesso de glicose pode sobrecarregar os vasos sanguíneos de todo o organismo, inclusive os do sistema ocular, levando a uma condição chamada de retinopatia diabética.
O que é retinopatia diabética?
A retinopatia diabética é uma condição caracterizada pela presença de danos causados nos vasos sanguíneos localizados no tecido da parte traseira do olho (retina), geralmente associados à hiperglicemia.
A retina é uma camada de tecido sensível à luz e composto por milhões de células receptoras, que são responsáveis por captar, registrar, decodificar ondas luminosas e, por meio do nervo óptico, enviá-las ao cérebro, para assim se formar a visão
Com o tempo, os vasos sanguíneos danificados pela retinopatia diabética podem vazar fluidos ou sangue para a retina, levando à formação de edema macular ou ao crescimento anormal de novos vasos sanguíneos frágeis. Essas alterações podem interferir na capacidade da retina de transmitir informações visuais ao cérebro, resultando em perda parcial ou total da visão.
Pessoas com retinopatia diabética podem começar a perceber sintomas como:
-
Visão embaçada;
-
Pontos flutuantes (manchas escuras);
-
Flashes de luz no campo de visão;
-
Perda de visão repentina, grave e indolor.
De acordo com dados do Governo Federal, a incidência da retinopatia diabética no Brasil é de 24% a 39% da população diabética, e estima-se que tenha uma prevalência de 2 milhões de casos. Dados também apontam que, após conviver com a diabetes por 20 anos de doença, cerca de 90% dos diabéticos do tipo 1 (DM1) e 60% dos do tipo 2 (DM2) terão algum grau da doença ocular.
É importante destacar que a probabilidade de desenvolver complicações oculares relacionadas à diabetes pode ser reduzida significativamente através de um bom controle dos níveis de açúcar no sangue, monitoramento regular da saúde ocular e tratamento adequado, se necessário.
O diagnóstico precoce de diabetes auxilia a manter a condição sob controle, assim como prevenir ou minimizar suas complicações. Manter as visitas ao endocrinologista, oftalmologista, nutricionista e adotar hábitos saudáveis é indispensável.
Para o diagnóstico de diabetes, o exame de Curva Glicêmica Diabetes Mellitus é um dos mais recomendados pelos médicos. Outros exames que podem auxiliar no diagnóstico, além de também ajudarem no controle do tratamento de pacientes já diagnosticados, são:
Há também uma opção que auxilia a identificar diabetes gestacional, com variações de doses de glicose entre 50g, 75g e 100g.
Você pode contar com toda a expertise da nossa equipe ao realizar exames relacionados à diabetes! Para qualquer dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!