Publicado em 14/07/2023

Entenda o que é a Síndrome de Guillain-Barré!

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença que tem chamado atenção nos últimos dias, especialmente após o Peru declarar estado de emergência após um surto deste distúrbio.

A síndrome é uma condição neurológica rara, porém grave. É caracterizada por ataques errôneos do sistema imunológico ao próprio sistema nervoso periférico do indivíduo, o que resulta em inflamação dos nervos e fraqueza muscular progressiva, podendo levar à fraqueza muscular, formigamento, dormência e, em casos mais graves, paralisia.

A causa ainda não é totalmente conhecida, mas, em grande parte dos casos, a Síndrome de Guillain-Barré está associada a outras infecções.

Quais são os sintomas da Síndrome de Guillain-Barré?

Os sintomas da Síndrome de Guillain-Barré são motores, ou seja, são aqueles que comprometem atos simples, como andar e manusear objetos. Costumam se manifestar de forma ascendente: começam pelos pés, “sobem” pelas pernas e chegam até tronco, mãos e braços.

Pessoas afetadas também podem sentir formigamento, dormência, dores musculares e fraqueza. A fraqueza aumenta à medida que a condição progride e pode até mesmo afetar a capacidade de respiração.

Outros sintomas listados pelo Ministério da Saúde são:

  • Sonolência;

  • Confusão mental;

  • Coma;

  • Crise epiléptica;

  • Alteração do nível de consciência;

  • Perda da coordenação muscular;

  • Visão dupla;

  • Fraqueza facial;

  • Tremores;

  • Redução ou perda do tono muscular;

  • Dormência, queimação ou coceira nos membros.

A progressão da doença pode ocorrer dentro de alguns dias ou semanas. O tratamento é focado em combater sintomas e prevenir complicações, por isso costuma envolver terapia de suporte, fisioterapia e, em casos mais graves, imunoglobulina intravenosa ou plasmaférese, que possuem o objetivo de reduzir a resposta imunológica desregulada.

Para identificá-la, o médico responsável pelo caso pode solicitar diversos exames, como ressonância magnética, exames de sangue, punção lombar para análise do líquido cefalorraquidiano, eletromiografia e estudos de condução nervosa.

Como prevenir a Síndrome de Guillain-Barré?

As causas da Síndrome de Guillain-Barré ainda não são totalmente conhecidas, mas pesquisas indicam uma relação entre algumas infecções e seu desencadeamento.

A infecção por Campylobacter, que causa diarréia, é a mais comumente relacionada à síndrome. Além dela, diversas outras doenças são listadas pela literatura médica, tais como:

Assim, a melhor forma de prevenir a Síndrome de Guillain-Barré é adotar hábitos que previnem essas infecções, como manter uma boa higiene pessoal, usar preservativo ao ter relações sexuais, combater o mosquito Aedes aegypti, entre outros.

Também é importante buscar orientação médica e realizar exames ao perceber qualquer sinal ou sintoma dessas infecções para que o tratamento comece rapidamente e impeça complicações. Lembre-se: o diagnóstico precoce é o maior aliado de um tratamento bem-sucedido.

E você pode contar com toda a expertise da nossa equipe ao realizar exames que auxiliem a identificar essas infecções! Para qualquer dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir