Publicado em 21/07/2023

Quais exames são indicados para quem está planejando engravidar?

A gravidez é um evento que causa um grande impacto em todo o organismo da gestante, por isso, ao planejar passar por este momento, é importante avaliar e preparar seu corpo para todas as alterações que acompanham o processo.

Para se ter uma ideia da quantidade de mudanças sofridas pela gestante, podemos mencionar algumas das principais:

  • Aumento da frequência cardíaca;

  • Alterações na pressão sanguínea;

  • Variações hormonais;

  • Predisposição a infecções fúngicas, como a candidíase vaginal;

  • Inchaço nas mãos e pés;

  • Aumento da pressão abdominal;

  • Aumento de pressão sobre a bexiga;

  • Variações de peso e pressão exercida sobre as articulações;

  • Surgimento de contrações uterinas.

Entre várias outras mudanças relevantes.

Esse conjunto de mudanças afeta diretamente a saúde e qualidade de vida da gestante e podem causar grandes consequências se não forem devidamente cuidadas e/ou controladas. É por isso que existem uma série de exames recomendados para quem deseja engravidar.

Quais exames devo fazer antes de engravidar?

Existem muitos exames que podem auxiliar quem está planejando passar por uma gravidez a passar por essa situação com saúde. A seguir, falaremos de alguns deles.

Hemograma Completo

O hemograma realiza uma avaliação dos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos) e é muito importante para detectar inúmeros distúrbios, como anemia, infecções, inflamações, problemas no sistema imunológico, etc.

Glicemia de Jejum

Gestantes diabéticas precisam adotar cuidados para controlar a doença, pois ela aumenta os riscos de aborto espontâneo, além de também favorecer o surgimento de cardiopatias, síndrome da angústia respiratória, malformações e icterícia. Grávidas com diabetes gestacional também tendem a ter crescimento fetal excessivo, prejudicando a saúde do bebê. Assim, o exame de glicemia torna-se indispensável.

Tireoide

Os distúrbios da tireoide podem causar excesso ou déficit da produção hormonal, o que pode causar consequências sérias em uma gestação. O hipertiroidismo (produção excessiva) não tratado ou tratado inadequadamente pode resultar em restrição do crescimento fetal, pré-eclâmpsia e/ou natimorto. Já o hipotiroidismo não tratado pode causar déficit intelectual na criança ou até aborto espontâneo.

Sorologias e demais exames para identificar infecções

As infecções, sejam sexualmente transmissíveis ou não, se não tratadas, afetam mãe e criança severamente e, em muitos casos, podem até mesmo levar à morte. É importante prevenir-se e realizar exames para todos os tipos de infecção, especialmente rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, aids, hepatites B e C e sífilis, pois são algumas das mais comuns entre as gestantes no Brasil.

Exame preventivo (papanicolau)

Este é um exame de rotina que previne o câncer de colo de útero. Deve ser realizado com alguma frequência desde o início da vida sexual da mulher. Para quem está se preparando para uma gestação, este exame é recomendado para avaliar se o útero está preparado para receber o feto.

Fezes e urina

Infecções urinárias são mais comuns em mulheres e podem levar a complicações na gravidez, incluindo parto prematuro ou perda do bebê. Já o exame de fezes auxilia a identificar a presença de parasitas no organismo, bem como avaliar a função imunológica intestinal ou outras alterações na região.

Fertilidade

Os exames de fertilidade podem ajudar o casal a entender quais são as probabilidades de a gestação ocorrer em curto ou médio prazo. Para isso, mulheres podem verificar seus níveis hormonais e saúde do útero, enquanto homens podem contar com o espermograma.

Por fim, realizar check-ups periodicamente, bem como visitar seu médico, são ótimas opções de manter o organismo saudável e pronto para passar por uma gestação. Adote um estilo de vida saudável, continue buscando informações e converse com seu parceiro sobre todos os cuidados necessários.

E você pode contar com toda a expertise da nossa equipe ao realizar exames que auxiliem a passar por uma gestação saudável! Para qualquer dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir