Publicado em 28/07/2023

Herpes Zóster: causas, sintomas e tratamento

A catapora é uma doença muito comum, principalmente na infância. O sistema imunológico combate o vírus e em questão de dias os sintomas desaparecem.

Entretanto, em alguns casos, o Varicela-zoster (vírus da catapora) se aloja na coluna espinhal e pode permanecer em estado latente ou inativo até ser reativado quando a pessoa ultrapassa os 50 anos de idade, causando assim a Herpes Zóster, também chamada popularmente de cobreiro ou zona.

Essa nova manifestação do vírus costuma aparecer uma vez e desaparecer depois de semanas. Ainda não se sabe ao certo o que causa a reativação do vírus, mas uma das hipóteses é a redução do sistema imunológico aos 50 anos, o que pode ocorrer por doenças debilitantes, tratamentos agressivos, períodos de estresse intenso, entre outros.

Quais são os sintomas da Herpes Zóster?

Quando a Herpes Zóster se manifesta, bolhas vermelhas surgem na pele, assim como uma dor intensa. Geralmente, tórax e rosto são as áreas mais afetadas pelas bolhas, mas elas podem atingir qualquer região do corpo. As bolhas são muito semelhantes às do herpes humano simples e são cheias de líquido que contém o vírus.

Após a manifestação, alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Coceira;

  • Formigamento e queimação;

  • Dor de cabeça;

  • Febre;

  • Distúrbios gastrointestinais;

  • Dor nevrálgica;

  • Dores intensas no trajeto do nervo;

  • Aparecimento de bolhas na pele.

Apesar de não representar um risco de morte iminente, a doença ainda é muito séria e pode causar uma incapacidade da área atingida, como cegueira ou surdez em casos em que as lesões atingem o rosto.

Os casos de contágio são raros, mas a possibilidade existe, principalmente quando há contato com as lesões da pessoa infectada. Nesse tipo de caso, só é atingido quem ainda não enfrentou o Varicela-zoster, então assim como o primeiro infectado, ela passará por uma catapora e terá chances de desenvolver Herpes Zóster posteriormente.

Como é o tratamento para herpes zóster?

O tratamento tem o objetivo de reduzir o tempo de manifestação da doença e prevenir possíveis complicações, como a neuralgia pós-herpética, pneumonia, inflamação cerebral, entre outros.

Para isso, há o uso de medicações antivirais e analgésicos que atuam na diminuição da dor e redução das bolhas, além de combater a intensidade dos sintomas proliferação do vírus. Banhos frios e compressas também são recomendados para auxiliar no alívio de coceiras e dores.

O consumo de alimentos que fortalecem o sistema imunológico também são uma boa recomendação, tanto para combater a doença quanto para sua prevenção.

Já existe uma vacina para prevenir Herpes Zóster e sua dose é aplicada em pessoas a partir dos 50 anos, mas quem foi vacinado contra catapora quando criança já está imunizado dos riscos de desenvolver a doença.

Nós oferecemos uma série de exames para identificar a Herpes Zóster. Converse com seu médico em caso de suspeita para que ele possa orientar sobre as melhores decisões.

Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir