Você está em:
Notícias
Quais exames devo fazer durante o primeiro trimestre de gestação?
Publicado em 11/08/2023
O primeiro trimestre da gestação é uma etapa que levanta muitas dúvidas, especialmente entre as mamães de primeira viagem, pois é responsável por iniciar uma série de mudanças no corpo da gestante.
Além disso, também é no primeiro trimestre que o feto começa a desenvolver coração, pulmão, fígado, medula, cabeça e pequenos membros. Assim, é fundamental realizar exames neste período, tanto para cuidar da saúde do bebê quanto da mãe.
Quais exames devo realizar no primeiro trimestre de gravidez?
Existem diversos exames indicados para o primeiro trimestre, por isso é importante conversar com seu médico e ouvir as orientações específicas para seu caso.
Entretanto, existe um conjunto de exames chamado de Teste da Mamãe, ou Check-UP Primeiro Trimestre de Gestação, que inclui os mais recomendados para gestantes que estão nesta fase da gestação.
Os exames que compõem este check-up são:
-
Hemograma completo;
-
Glicemia de jejum;
-
Toxoplasmose IgG (ELISA);
-
Toxoplasmose IgM (ELISA);
-
Rubéola IgG (ELISA);
-
Rubéola IgM (ELISA);
-
VDRL;
-
Citomegalovírus IgG;
-
Citomegalovírus IgM;
-
Hepatite B: Hbs-ag/Antígeno Austrália;
-
Hepatite C: Anti-HCV;
-
Urina tipo 1 (EAS);
-
TSH;
-
HIV Anticorpos.
O Check-UP Primeiro Trimestre de Gestação é uma das especialidades da nossa equipe e você pode saber mais sobre ele em nosso WhatsApp!
Além deste conjunto, outros exames auxiliares também podem ser solicitados, especialmente em casos em que a gestante possui algum tipo de comorbidade ou patologia, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, distúrbios da tireoide, entre outras. O Teste de Coombs Indireto também é indicado para pessoas com Rh negativo. Exames de fezes podem ser requisitados se houver suspeita de infecção parasitária.
Exames de imagem, como a ultrassonografia endovaginal e a morfológica de primeiro trimestre, também são recomendados para realizar uma avaliação mais detalhada da saúde do feto dentro do útero.
O exame preventivo, também chamado de citologia cérvico-vaginal e papanicolau, é importantíssimo para identificar a presença do câncer de colo do útero e deve ser realizado rotineiramente pelas mulheres, mesmo durante a gravidez.
Como mencionamos no início do texto, muitos exames podem ser recomendados durante este período da gestação. Converse com seu médico e entenda as individualidades do seu caso.
E para qualquer dúvida sobre o Check-UP Primeiro Trimestre de Gestação, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!